Cidades Vizinhas da Zona Norte

Comércio e Serviços

Outras Regiões - Litoral de SP

Outras Regiões - Interior de SP


EsColas ZN
Publicidade

Imóveis na Vila Nova Cachoeirinha Zona Norte de São Paulo SP

 

Imóveis à venda na Vila Nova Cachoeirinha e imóveis para alugar na Vila Nova Cachoeirinha negociados pelas melhores imobiliárias da região você encontra aqui no Portal NAWeb Imóveis Zona Norte SP, sendo centenas de ofertas em imóveis residenciais e comerciais para você alugar ou comprar o imóvel de seus sonhos, neste que é um dos principais bairros da zona norte de São Paulo. Aqui você irá encontrar imóveis de todos os tipos como apartamentos, casas, sobrados, casa assobradada, terrenos, salas comerciais, salões comerciais, galpões, coberturas e todos os tipos de imóvel que você necessite pesquisar. Clique nos banners abaixo para pesquisar em nosso banco de dados central, com pesquisas pré formatadas em comprar ou alugar apartamentos, casas, sobrados, terrenos, imóveis comerciais e os melhores lançamentos no bairro da Vila Nova Cachoeirinha situado na Zona Norte de São Paulo SP. Se preferir, clique aqui para conhecer as imóbiliárias situadas no bairro do Cachoeirinha.


Renda Extra
Comprar apartamento no Cachoeirinha! Comprar casa na Cachoeirinha! Comprar Sobrados na Cachoeirinha !



Alugar Apartamento na Cachoeirinha! Alugar Casas na Cachoeirinha! Alugar Sobrados na Cachoeirinha!



Lançamentos de Imóveis no Cachoeirinha! Imóveis Comerciais no Tucuruvi ! Comprar Terrenos no Tucuruvi !



Procuramos o imóvel pra você ! Simulador de Financiamento bancário ! Ofereça seu Imóvel para venda ou locação !

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Cachoeirinha - Informações Gerais


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE


A História da Cachoeirinha

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Cachoeirinha é um distrito localizado na zona norte do município de São Paulo. Também é conhecido como Vila Nova Cachoeirinha (nome de um bairro do distrito), nome que foi posteriormente abreviado no uso popular.

A região da Cachoeirinha tem sua data de aniversário oficial no dia 5 de agosto de 1933 – a mesma da fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local e que foi criada por antigos donos de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura.

Cachoeira

A história de um bairro revela aspectos interessantes e elucidativos que explicam a atualidade. O nome da Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à avenida Inajar de Souza, e que servia como área de lazer e de piquenique para os moradores.

Riacho

Moradores antigos consultados lembraram que existia, onde é hoje o Largo do Japonês, um riacho que desembocava mais à frente, onde hoje passa a Avenida Inajar de Souza (córrego Cabuçu). "Perto da Maternidade existiam lagos e a Cachoeirinha, que atraía muita gente nos finais de semana".

Primeiro loteamento

O primeiro loteamento da Cachoeirinha teve início em junho de 1941. Um dos primeiros terrenos vendidos foi o da esquina das hoje denominadas avenidas Deputado Emílio Carlos e Imirim, mas já havia por ali um núcleo de moradores, arrendatários e trabalhadores das chácaras, que plantavam batatas e hortaliças.

Comércio e serviços

Por volta de 1944 nasceu no Largo do Japonês a primeira casa comercial do bairro, e pertencente á família de imigrantes Sushiyama. Outra antiga "venda", como eram conhecidos os mercadinhos daquela época, foi a de Shigheioshi Otiai, no largo da Parada (onde funcionou o Supermercado Otiai).Próximo ao Largo do Japonês. o bairro viu surgir também a primeira loja da rede Marabraz, da família Fares. A esta mesma família, pertence também a Clínica Fares. Na mesma região estão presentes ainda, lojas de grandes redes, como Casas Bahia, Extra Eletro, Magazine Luiza e Besni e lanchonetes das redes McDonald's e Habib's. Indo em direção ao Horto Florestal há ainda o Hipermercado Andorinha. Acompanhando toda movimentação do comércio local, o bairro é servido por cerca de dez agências bancárias.

Na saúde pública, a região é atendida pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e pelo Hospital Municipal Maternidade Escola. Fundado em 1972, o Hospital Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha é consideradoreferência nacional no atendimento à Saúde da Mulher, da Gestante e do Recém Nascido de Alto Risco, atendendo uma média de 3.700 pacientes por mês.

Nipônicos

A região da Cachoeirinha tem forte ligação com a colônia japonesa, ali presente bem antes de o bairro ser loteado. Só a Associação Cultura Esportiva Nipo Brasileira, sediada na Avenida Penha Brasil, tem 67 anos de atividades. Foi fundada em 1933, pelas famílias Otiai, Fujihara, Okuyama, Tabusi, Oshimoto, Omae, Tanaka, Yoshita, Kodato, Sato, Ishimoto e Fumura. O primeiro presidente foi KishiSodato, tendo como vice OkuyamaShogoro. Há 13 anos foi reunido no Clube Nipo-Brasileiro pelo editor deste jornal, Célio Pires, seis filhos dos imigrantes japoneses pioneiros. NoriyochiFukuiya, SoziOmae, Tyoki Yara, Takeyoshi Yamashita, Nelson Otiai e Schigueyoshi Yamashita. Eles lembraram o tempo de criança, quando a Vila Nova Cachoeirinha "era só mato" e eles tinham que ir a pé até o bairro do Limão para estudar. "Eram mais de cinco quilômetros para ir e outro tanto para voltar, todos os dias, e a gente tinha a idade de oito anos, não havia outra opção", lembrou KoziOmae.

Durante a época da Segunda Guerra Mundial, os pequenos japoneses eram perseguidos e xingados por outras crianças no caminho, enfrentando a ignorância e o preconceito existente então contra "japoneses". Tyoki Yara disse que agora a situação é outra, "é reconhecido o valor dos japoneses e essa é a nossa pátria, não tem outra". Todos eles fizeram questão de destacar as dificuldades sofridas por suas famílias nos primeiros anos de Brasil e a obstinação dos imigrantes pelo trabalho e pela ordem. A força de vontade foi tão grande, disse Tyoki Yara, "que não existia nenhum analfabeto entre os filhos dos imigrantes, apesar de termos que andar mais de 10 quilômetros diários para irmos á escola". NoriyochiFukuiya, que na época era presidente da Associação Nipo-Brasileira, disse que o clube levava adiante as propostas iniciais dos fundadores e antecessores: a preservação da cultura tradicional japonesa, através de atividades culturais e esportivas, como ensino do idioma japonês, formação de equipes de vôlei, futebol de salão, tênis de mesa e judô. A associação foi fundada em 1933 e a nova sede tem dois andares, com 530 m² de área construída; foi inaugurada em 1985, durante a gestão de KoziOmae, filho de GunzaburoOmae, um dos fundadores. Atualmente, o bairro apresenta um forte crescimento na atividade econômica, tendo atraído a presença de grandes redes varejistas como Casas Bahia, Magazine Luiza e Besni, assim como bancos e financeiras, além de já contar com a presença do Supermercado Andorinha. Devido a essas facilidades em comércios e serviços, o bairro tem atraído também vários empreendimentos imobiliários nos últimos anos, o que tem contribuído para a verticalização da região, fenômeno este que já havia sido observado décadas atrás em outros bairros mais tradicionais de São Paulo.

Embora o crescimento tenha trazido uma melhora no perfil sócio econômico dos moradores da Vila Nova Cachoeirinha, por outro lado tem sido uma das razões do aumento no tráfego de veículos na região, tornando frequentes os congestionamentos em horários de pico, sobretudo na Av. Parada Pinto. O crescimento populacional do bairro, aliado à oferta de serviços e comércios do Largo do Japonês, também tem sido um dos responsáveis pelo aumento do fluxo de pedestres e consequente demanda por serviços de transportes. Atualmente, tal demanda é atendida nos limites da capacidade em horários de pico pelo TerminalVila Nova Cachoeirinha.

Metrô

Recentemente, em declaração conjunta da prefeitura com o governo estadual, foi anunciado o projeto de construção de uma nova linha de Metrô, partindo da Vila Nova Cachoeirinha em direção ao bairro da Lapa, fazendo interligações com estações da CPTM e outras linhas metroviárias. O projeto inicial prevê a utilização de veículos do tipo Monotrilho, que circulariam em trilhos aéreos a serem construídos sobre a Av. Inajar de Souza, com previsão da entrega até 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

As Características da Cachoeirinha

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

O Imirim limita-se ao norte com Vila Nova Cachoeirinha, a oeste com Casa Verde e Sítio do Mandaqui, a leste com Lauzane Paulista, Santa Terezinha e ao sul com os bairros de Santana e Chora Menino.

O bairro é relativamente pequeno. Começa aproximadamente no trecho inicial da avenidaImirim, após o Cemitério Chora Menino e termina na mesma avenida antes do Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha. As principais avenidas do Imirim são:

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

- Avenida Imirim

- Avenida Direitos Humanos

- Avenida Engenheiro Caetano Álvares

- Rua Epaminondas Melo do Amaral

Localização da Cachoeirinha no mapa da cidade de São Paulo

 

Evolução Demográfica da Cachoeirinha

Evolução Demográfica



 

 

Parceiros:

Mundial Segurançawww.servicosportarialimpeza.com.br
Ideale Flatswww.flatsemoema.com.br
D Darelli Pisos de Madeirawww.pisosemmadeira.com.br
Escolas na Casa Verdewww.escolanazonanorte.com.br/escolas-na-casa-verde
Escolas na Zona Norte E ZN SPwww.escolanazonanorte.com.br
Academias na Zona Norte A ZN SPwww.academiasnazonanorte.com.br
Cabeleireiros na Zona Norte C ZN SP: www.cabeleireirosnazonanorte.com.br
Marcas e Patentes SP: www.marcasepatentesp.com.br
Escritórios De Contabilidade: www.escritoriosdcontabilidade.com.br
Mudanças e Transportes: www.mudancasetransportes.com.br
M3M Gráfica em Santana
:
www.graficaemsantana.com.br
Guia Net Mogi - O melhor de Mogi das Cruzes na Internetwww.guianetmogi.com.br
AZZ Varais para Tetowww.varalparateto.com.br

 

 

 

 

 

 


SNDI-Sistema Nacional de Divulgação Imobiliária
Compra - Venda - Locação - Administração
Apartamentos - Casas - Sobrados - Terrenos - Imóveis para fins Comerciais

© 2010 - Portal NAWeb Imóveis Zona Norte SP

Todos os direitos reservados.

P

roibida a reprodução sem autorização.
Agencia de Criação NAWeb Brasil - Sistemas Netsys Informática